BLOGADOS

sexta-feira, 6 de novembro de 2009




Criado a partir do desejo de utilizar pequenas lâmpadas domésticas para substituir o gás, o qual foi originado de um filamento de carbono e terminado com algodões carbonizados, que Thomas Edison em 1880, inventou a lâmpada elétrica. Apesar de não ser considerado o inventor, e sim um executor, Edison revolucionou o modo de vida das gerações seguintes desenvolvendo sistemas que tornaram a luz prática, segura e econômica. A ideia da energia elétrica não era nova na época. Muitas pessoas já trabalhavam na área e desenvolviam formas de energia elétrica. Mesmo assim, até o dia 21 de outubro de 1879, nada até então desenvolvido poderia ser utilizado domesticamente. Com a invenção da lâmpada, a luz dos lampiões a gás passou aos poucos a ser substituída por pequenas redes elétricas de iluminação, limitadas, inicialmente, aos centros urbanos. Com isso, inaugurou-se uma nova época: a da utilização da eletricidade como energia economicamente viável, pois antes as necessidades da luz eram restritas. Após a evolução tecnológica as luminárias esteve associada aos incrementos obtidos nas próprias lâmpadas. "A miniaturização dos equipamentos tornou-se possível com a utilização de fontes de luz eletrônicas. A beleza de um ambiente à noite, e em grande parte, o seu conforto, dependem muito da escolha e colocação da luz artificial. Um dos itens mais importantes na decoração de um ambiente é a iluminação, normalmente a etapa final e a que demanda mais tempo, não só no projeto, como no trabalho de procura de um lustre, abajur ou aplique que melhor se adapte à função escolhida e se integre ao ambiente. A luminária representa, por si só, um sistema completo de iluminação consistindo de uma ou mais lâmpadas e partes projetadas (refletor, difusor etc.) para distribuir a luz, posicionar, proteger e conectar a lâmpada com a fonte de energia. É a partir da luminária que se define a distribuição do fluxo luminoso que emana da fonte, podendo-se, então, criar uma série de possibilidades de iluminação.

E para falar da tecnologia da iluminação, o qual visa o espaço arquitetônico que influencia positivamente a atmosfera do ambiente o BLOG INSERT entrevistou o consultor de vendas da loja AURI VERDE ILUMINAÇÃO, João Augustinho Ferreira, que relatou sobre o assunto. “ A iluminação é um dos elementos mais importantes da arquitetura, pois é como se a mesma tivesse a capacidade de estimular os sentidos do seres humanos” e visando o lado comercial João afirma. “A projeção da iluminação pode ser capaz de definir de modo crucial a escolha dos consumidores de uma empresa, isso significa um aliado a mais para aumentar as vendas criando um ambiente pensado”. João é acadêmico de administração da UNIVEL e, na semana acadêmica, desenvolveu um projeto sobre “UMA LUZ SOBRE OS NEGÒCIOS”, no qual enfatizou a importância das características quantitativas e qualitativas da luz, sendo o mesmo elogiado pelo trabalho e desempenho explanado.

Colaborador do INSERT: Sidnei de Oliveira.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei a materia, o qual expôs o projeto do acadêmico João Ferreira, que menciona a tecnologia da iluminação trabalho excelente.

att,
Thiago Mendes