BLOGADOS

domingo, 26 de dezembro de 2010

CONCEPÇÃO DE CULTURA CASCAVELENSE

   Blogueiros o INSERT como o intuito de inserir e propagar a cultura em nossa cidade, dispôs  do canal para que nossos leitores pudessem dissertar suas concepções em relação ao que vem sido apresentado e, no ensejo expuseram ideias de uma  inclusão e formação de consumidores. Pois usufruir da arte é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade. A entrevista transpôs a falta de incentivo por parte dos órgãos responsáveis pela disseminação cultural. Ao questionar os leitores sobre a qualidade das produções artísticas locais, os mesmos elogiaram os projetos, mas lamentaram as objeções enfrentadas pela classe. A formação de plateia foi debatida, ficando evidente a dúvida e a desvalorização do que realmente é arte. Segue a entrevista com os colaboradores.

Blog INSERT - Como os projetos culturais de Cascavel é apresentado na sua opinião?

Camila - "Bem a cultura de Cascavel é razoável há muito pouco investimento em coisas que realmente vale a pena, a política cada vez domina o povo com promessas falsas podemos dizer assim.Também acho que  um pouco da culpa não vem somente do poder político e sim dos próprios artistas que fazem cultura aqui em nossa cidade ou se dizem fazer".


Blog INSERT - Questionada sobre formação de plateia a mesma verbalizou.

Camila - "São poucas as pessoas que vão em todos os eventos de cultura que a cidade oferece, pois até mesmo os próprios artistas não prestigiam o trabalho do outro ficando apenas no seus próprios grupos. Os artistas precisam valorizar todas as artes para sim elevar o nível cultural da cidade". Camila Honorato Ribeiro é musicista da Orquestra sinfônica de Cascavel e aluna do curso Técnico de Ator Cênico.


O próximo depoimento é do Paulo Wichnoski, o qual é acadêmico do Curso de Matemática da Unioeste. Segue a entrevista.

Blog INSERT - A sociedade cascavelense consome cultura?

Paulo - "Penso que em geral não consomem, uma vez que ditada a regra  todos vão atrás... Pelo menos no meio em que vivo não encontro muitas pessoas que  apreciam o  teatro, a  música a arte no geral, pois os mesmos dão mais ênfase para nova música que está  tocando nas baladas, do que para um novo livro que foi lançado".


Blog INSERT - Qual seria a ação realizada para que a cultura fosse aceita e apreciada?


Paulo - "Inserir a cultura na nova geração, desde a pré-escola até ao ensino médio, formando assim apreciadores de arte".


Expondo as formas de divulgação cultural o Eduardo Pullido acadêmico do Curso de Biomedicina na UNIPAR, descreveu.


Eduardo - "Os projetos culturais merecem um incentivo maior por parte da administração, para que assim seja feita uma propagação, atingindo no propósito um público alvo, o qual  desenvolverá  desta maneira consumidores de arte". 



Blog INSERT -  Qual seria o veículo de abordagem na propagação da arte?


Eduardo - "A ferramenta ideal é a mídia no geral, assim como as redes sociais que atingem a informação com uma velocidade incrível, sendo assim a  divulgação irá projetar o nome dos artistas valorizando a sua arte".



Com o objetivo de mostrar todas as artes o blog entrevistou a Drag Queen Duda Little, interpretado pelo ator performático Marcelo santos, natural de Cascavel, o qual atualmente reside no Rio de Janeiro e pelo MSN o mesmo nos concedeu a sua visão de arte.


Marcelo santos -  "Cascavel que é uma metrópole do oeste do Paraná com mais de 400 mil habitantes tornou-se uma cidade modelo, com grandes artistas com estilistas , comunicadores, poetas, atores e artistas plásticos , e pessoas que trabalham na noite GlS, os quais ainda não tem o reconhecimento artístico. Um dos motivos é a própria população que  não sabem , e também não se interessam em querer saber o que  é arte, julgando o trabalho vulgar e promíscuo. Não podemos culpar o órgão da cultura do município, mas deixo no ensejo exemplos de outras cidades que valorizam seus artistas".  

Por Sidnei de Oliveira





Nenhum comentário: