BLOGADOS

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Dubiedade Profissional


“E agora José?
A festa acabou
A luz apagou
O povo sumiu
E agora José?”

- Acho que vou fazer medicina, pois quero salvar vidas, ou Direito para advogar e defender a população, mas se eu fizesse licenciatura poderia ensinar as letras(...) - Química para compor fórmulas seria uma boa, mas com a matemática posso contabilizar(...) - Engenharia posso construir, Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina... – Paraaaaaaaaa! Que confusão tô na maior pira.

Com o vestibular pintando e um turbilhão de transições surgindo o quê fazer? Pontos de interrogação vagam como de praxe sobre a cabeça dos adolescentes que necessitam de transformações e, sendo assim, surgi o momento de fazer suas escolhas. O que atormenta é a indecisão de qual rumo tomar. Uma dica é optar em algo prazeroso que futuramente possa satisfazê-lo, mas por outro lado o que pensar do financeiro. Será que é possível conquistar êxito visando o prazer?
– Caraca meu! Então preciso optar por uma profissão rentável.
Porém a frustração constrói péssimos profissionais. A fase confusa coloca as opções em questão. De um lado os pais aconselham determinada profissão, de outro a sociedade e a mídia empõe. "E agora José?" Assim como o confuso personagem lírico de Carlos Drumonnd de Andrade as escolhas exigem uma marcha. Mas para onde?
O INSERT com o compromisso de expor opiniões conversou com Suellen Azevedo 19 anos, que irá prestar vestibular este ano, no blog ela descreveu sua escolha profissional objetivando um futuro promissor, pois ela sempre quis cursar Nutrição, mas devido o compromisso de administrar a loja da família, escolheu fazer Marketing atendendo estas necessidades. “Tive que escolher um curso prático que se encaixasse em minhas necessidades diárias e, que ofertasse mais oportunidades e, tendo analisando a grade curricular optei por marketing, mas não descarto a possibilidade de fazer Nutrição”.Afirma Suellem que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) . Pedimos a ela sendo uma adolescente, que deixasse uma dica de como lidar com estas dúvidas constantes na escolha de uma profissão, e a mesma mencionou. “O ideal é fazer testes vocacionais, que auxiliam no angustiante momento de decisão profissional”. Enfatizamos que o objetivo da orientação vocacional não é dizer qual profissão a seguir, mas sim orientar de acordo com as características e personalidade de cada individuo, pois a escolha da profissão é algo de extrema importância em nossas vidas.


Colaborador do INSERT: Sidnei de Oliveira

Nenhum comentário: