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sexta-feira, 18 de setembro de 2009

HISTÓRIA DA ARTE


ANJOS,SANTOS E DEMÔNIOS NA ARTE MEDIEVAL



A definição da arte é compreendida como uma expressão humana ligada a manifestações de ordem estética, que são confeccionado por artistas que utilizam da imagem para comover, emocionar e conscientizar. Basicamente a arte é um ato de explanar sentimentos e, para falar sobre a história da arte medieval na Idade Média entrevistamos o professor universitário Leodefane Bispo da Silva, que empostou no Blog seu conhecimento sobre o assunto. (INSERT)

A pintura na Idade Média tinha unicamente um objetivo: instruir de forma pedagógica através da pintura, escultura e arquitetura os elementos naturais e espirituais acerca do bem e do mal. Em um universo impregnado pelo teocentrismo toda sociedade tinha em sua consciência o medo do inferno e o desejo de ascender ao paraíso tendo como regra os dogmas impostos pelo clero. A Idade Média compreende um período do séc. V ao XV, desde a queda do império romano ao renascimento. E é nesse universo onde a igreja a mais poderosa instituição exerce grande poder de influência na vida pública e privada do homem medieval. Essa influência é direcionada tanto a nobres como cavaleiros ou camponeses os mais castigados nessa sociedade estamental. Os pintores da idade média militavam pela exaltação da fé, dispostos a contribuir com a sua arte para a consolidação do reino de Deus. Carol Strickland, importante historiadora da arte afirma que a arte tornara-se serva da igreja, pois os teólogos acreditavam que os cristãos aprenderiam a apreciar a beleza divina através da beleza material. O resultado seria uma profusão de mosaicos, pinturas e esculturas. A pintura medieval contribuía dessa forma em colocar medo no coração dos fiéis de modo a desviá-lo do pecado. Assim também para que esses fiéis pudessem reconhecê-lo, na ornamentação das igrejas, convinha torna-lo feio. O artista não visava status com sua pintura sua grande militância dava prioridade a fé. Na Idade Média a pintura a escultura e a arquitetura tinham esse poder pedagógico de influência. Hoje elas foram substituídas pela influência do cinema, da televisão e da internet. O psicológico coletivo das sociedades atuais continuam tão medievais como o foram aquelas sociedades em seu período.

Colaborador do INSERT: Leodefane Bispo da Silva, jornalista e professor de História da Arte da Universidade Paranaense (UNIPAR) CAMPUS - CASCAVEL.


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